terça-feira, 29 de outubro de 2024

Lina 2


Coisas de gaja libertina

Tarada por homem

Prometo contar

Se não tiveres vergonha

De deboches

Que fazem corar

Só de ouvir falar

Estou com medo

                    Carlos Ricardo Soares

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Lina 1

    

Está muito frio

Dizias-me ao ouvido

Calorosamente

Ali é a estufa

Só ela

Pode entrar ali

A Lina

A estouvada

Leviana de mil enigmas

                   Carlos Ricardo Soares


terça-feira, 22 de outubro de 2024

Penso que existo mas seria incapaz de prová-lo


Admito que, em grande parte, as questões do facto e da prova do mesmo não são redutíveis à questão da verdade. Esta é mais do que o facto e do que a prova. 
Não me custa admitir que ocorram mais factos do que aqueles que somos capazes de verificar e de provar. 
Eu penso que existo e, no entanto, não seria capaz de prová-lo, filosoficamente falando. 
Até para provar que nasci, frequentemente as autoridades me exigem uma certidão. Diante de mim, eles não se questionam sobre o facto da minha existência e do meu nascimento. Não lhes passa pela cabeça perguntar «prove-me que nasceu». E não importa se a certidão é um documento falso, o que interessa é que cumpre a sua função de representar a realidade de um indivíduo ter nascido. 
O mérito e a importância prática e teórica da filosofia têm a ver com o discurso sobre o ser (ou não ser).
Historicamente, os filósofos deram-se conta de que a linguagem, os sistemas de codificação e descodificação, tal como acontece atualmente com os sinais de rádio e de televisão, e dos sistemas de codificação informáticos, são por si mesmos uma realidade acerca da realidade que levanta problemas, não apenas práticos, mas também teóricos. 
A necessidade de justificar o que afirmamos sobre a realidade pode ser vista como a fonte da filosofia e do conhecimento, mormente científico.
As religiões tentaram resolver, ou contornar, ou responder ao problema do ser com «não sabemos o que é o ser mas sabemos aquilo que ele deve ser».
Os filósofos depararam com este problema maior e questionaram «o ser deve ser o que é ou o que sabemos que deve ser?». 
Mas, num certo sentido, é logicamente irrecusável que o conhecimento do ser deve ser como deve ser. Isto é o reconhecimento de que o conhecimento como ato humano que é não está fora da alçada da necessidade de escolha, neste caso, da escolha certa (verdade).

Carlos Ricardo Soares

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Todos os caminhos vão dar a Roma

Eu afirmo: factos são factos, naturais ou culturais, coisas, objetos e, em relação a eles, digo que não são verdadeiros, nem falsos, porque verdadeiro ou falso não é da ordem do facto, nem do objeto, é da ordem do discurso, da linguagem, sobre o objeto. 

Uma maçã ou um burro não são verdadeiros nem falsos. Mas estas minhas afirmações podem ser questionadas como verdadeiras ou falsas. Ainda que suscitem questões de “porquê?”, “para quê?”, “como?”, o questionar, o mandar, o aconselhar, o manifestar gosto, preferência, ou vontade, não são problemas de verdade ou falsidade. Estes existem quando se está perante afirmações acerca de algo, de alguma realidade. 

Se tu disseres “segue o teu caminho” ninguém te acusará de seres verdadeiro ou falso, mas se disseres “o melhor é seguires o teu caminho”, ganha pertinência o problema da falsidade ou verdade da tua declaração, ainda que, neste caso, esteja referida a uma opinião, valoração subjetiva. Mas se disseres “esse caminho não leva ao lugar para onde queres ir”, o problema torna-se mais claro e, mais ainda, se especificares o lugar, por exemplo, “esse caminho não vai dar a Roma”.

Carlos Ricardo Soares

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

O poema, a fonte da poesia e a poesia

Não é a qualquer luz que o poema é a verdadeira fonte da poesia como se esta fosse a sombra maior em que se acoitam e entrelaçam clandestinidade deboche e salvação, sem compromisso com as prosas.
Nada que alguém possa prometer, que alguns podem tentar, mas nem tudo dependerá do poema, nem da fecundação, porque nem tudo depende das nossas escolhas, que podemos fazer, e o mais importante, muitas vezes, depende das escolhas dos outros, que não podemos determinar ou sequer influenciar, coarctar, impedir. 
Por mais angustiante que tal pareça, há poemas e muitas prosas com a poesia do orgasmo de acreditar, esperar, desejar, tentar escolher ser escolhido, ainda que num sentido estético, ético, moral, afetivo, sexual, lúdico, ou outro, onde a fantasia está, interminavelmente, cada vez mais perto de ser realidade.

Carlos Ricardo Soares

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Ninguém é professor por defeito

É necessário libertar a instituição pública Escola dos discursos opinativos casuísticos, ou, pelo contrário, demasiado generalizadores, que têm direito de existir e não há como evitar, mas que, infelizmente, são como ventoinhas numa superfície de pó, ou seja, não apanham o pó, nem contribuem para ver melhor o pó e o que ele cobre. São uma espécie de dissipadores de obscuridade e de poluição. Numa altura em que poucos são os que não passaram pela escola, poucos são os que não têm uma ideia ou representações do que ela é, ou do que deve ser. 
Cada um tenderá, naturalmente, a manifestar o que pensa sobre uma realidade que, legitimamente e por experiência direta, conheceu. Mas as experiências individuais e as conclusões que cada um pode tirar delas, têm o valor que têm, são subjetivas e muito parcelares acerca de uma realidade dificilmente abarcável, mesmo recorrendo aos métodos e técnicas científicos mais avançados para conhecer a Escola.
A dificuldade de conhecer a Escola é notória e é imensa. 
A Escola não é, nem de longe nem de perto, a minha escola, ou a tua escola, ou a escola deles. 
Ninguém se atreve a fazer uma espécie de anatomia, fisiologia e neurologia da Escola, em geral, como instituição pública e particular. No entanto, como sempre acontece quando não sabemos o que as coisas são, toda a gente está à vontade para dizer o que as Escolas devem ser, o que as coisas devem ser.
Este é um tema que me é muito caro em cada abordagem que faço de qualquer assunto.
Se antes de lermos um texto tivéssemos alguma maneira de saber o que ele diz, isso evitaria que o lêssemos caso não nos interessasse.
Há uma dependência arcaica, tendencialmente diferenciadora e exclusivista, dos discursos linguísticos e da linguagem simbólica, da cultura livresca, focada no significado e no suposto valor da linguagem, que não deve ser promovido pela Escola, nem como sua principal razão de ser, nem como sua função primordial, nem como seu horizonte preferencial.
A Escola estaria condenada ao fracasso se fosse tão basicamente organizada à volta e por causa das aprendizagens especificamente dirigidas ao sucesso académico tal como ele é entendido num dado momento.
Aliás, é necessário libertar a Escola do academismo pernicioso em que alguns académicos bem sucedidos não devem ser apresentados como prova da sua bondade nem como justificação da sua eficiência. Julgo que todos sabemos que não é para isto, ou só para isto, que a Escola pública deve ser desenhada.
De qualquer modo, não me parece que a Escola alguma vez, fosse com que meios e recursos fosse, tivesse capacidade para realizar mais ou diferente do que aquilo que a realidade indivídual, social e cultural proporciona e permite operar.
Não há como dispensar os contributos das ciências humanas e sociais, nomeadamente as psicologias, as neurociências, as ciências da educação, a sociologia, e outras, não apenas para saber educar mas também como ensinar. É fundamental que se saiba boas formas de ensinar e de aprender, que se desenvolvam boas práticas de ensino e de aprendizagem, que se conheçam métodos e procedimentos adequados de avaliação e de classificação. E, já agora, que se esteja a par dos recursos existentes e disponíveis, bem como da utilização das ferramentas mais eficazes em cada situação, tanto para quem ensina como para quem aprende. 
Nada disto é inerente ao facto de se ter uma habilitação especializada numa área disciplinar. E este requisito não é de somenos importância porque ao professor não basta ser especialista ou ter habilitações numa disciplina, ou área disciplinar, é necessário que, além dessa formação, seja professor. 
Ser professor, como também acontece noutras profissões, está sujeito a uma redefinição acelerada, mercê de uma atualização sem precedentes das condições para o seu exercício e das funções concomitantemente solicitadas. Ninguém é professor por defeito.

Carlos Ricardo Soares

domingo, 25 de agosto de 2024

Aproximações à verdade XXIX


Hilário: tenho andado a tentar perceber porque é que, passados sessenta anos, ou mais, desde que ouvi falar de Luís de Camões, cada vez me fascina mais o homem e menos o mito

Amiga: Camões, para mim, só não é um personagem de uma história de ação, porque era poeta e escreveu os Lusíadas

Hilário: não há como separar o homem e a obra

Amiga: não há como separar o homem, a obra e o tempo, a história, o contexto histórico

Hilário: o tempo, a história, o contexto histórico, sem Camões, seriam entendidos de modo diferente

Amiga: grande parte da visão que temos de Portugal desse tempo é-nos proporcionada por Luís de Camões, nascido há 500 anos

Hilário: é admirável e genial este português, tão situado no tempo dos descobrimentos e tão pouco distanciado dos factos da história de Portugal, ter congeminado uma visão tão rica e tão realista dessa história

Amiga: o fascínio de que falavas há pouco deve estar associado ao facto de que, no caso de Camões, a realidade supera sempre a imaginação e o mito

Hilário: é isso, ele faz parte da história, não como outro cidadão que, como ele, embarcou e, porventura, como ele, tenha regressado, mas como protagonista da sua própria epopeia

Amiga: que serve de simbologia espantosa para a epopeia dos Lusíadas

Hilário: foram 56 anos de vida, entre 1524 e 1580

Amiga: Camões pouco escreveu sobre si próprio. Quem não conhecer a obra e a história do homem, dentro da história de Portugal, não entende nada do que estamos a falar.


Carlos Ricardo Soares