Ai de nós se a intensidade com que pensamos fosse proporcional à intensidade com que sentimos e vice-versa!
A nossa dor ou alegria dura algum tempo, às vezes menos do que desejaríamos, e depois funciona como memória ou lembrança em que pensamos.
Se assim não fosse, éramos capazes de festejar um golo da nossa equipa no início do jogo e, sem parar de festejar, ainda o estarmos a fazer quando o jogo terminasse com a nossa equipa a perder. Ou, constantemente, chorarmos porque a todo o momento alguém sofre injustamente.
"Ser feliz é uma actividade que requer toda uma vida e não pode existir em menos tempo" - Aristóteles, Ética a Nicómaco
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
A canga do tempo
Discorrendo um pouco sobre a canga do tempo.
A invenção do tempo deve ter sido o início de
todas as formas de escravidão.
A minha descoberta do tempo correspondeu à minha consciência de finitude e de mortalidade, com que perdi a inocência de criança selvagem que se contentava com a liberdade. Parecia tão pouca coisa mas revelava-se demasiada.
A minha descoberta do tempo correspondeu à minha consciência de finitude e de mortalidade, com que perdi a inocência de criança selvagem que se contentava com a liberdade. Parecia tão pouca coisa mas revelava-se demasiada.
A instauração da ansiedade, dos formalismos, da
educação, da escola...ditaram a minha condição, sem apelo nem agravo.
Restava-me sonhar...
E o meu pai, que começou a trabalhar aos dez anos, repetia, nem sei se protestando, ou avisando, que tempo é dinheiro.
Mais tarde percebi que essa lengalenga não era invenção dele e que talvez se limitasse a reproduzir um certo discurso cujos efeitos, de antemão, eram garantidos.
Restava-me sonhar...
E o meu pai, que começou a trabalhar aos dez anos, repetia, nem sei se protestando, ou avisando, que tempo é dinheiro.
Mais tarde percebi que essa lengalenga não era invenção dele e que talvez se limitasse a reproduzir um certo discurso cujos efeitos, de antemão, eram garantidos.
Para quem a vida parece uma guerra e o trabalho o campo de batalha, a morte é o horizonte da eternidade para descanso.
Porque não nos deixam ter a eternidade da duração da nossa vida?
Porque teremos de esperar pela morte para termos direito à eternidade?
Porque não nos deixam ter a eternidade da duração da nossa vida?
Porque teremos de esperar pela morte para termos direito à eternidade?
Ainda acreditei, durante uns anos da minha
infância e adolescência, que não iria ser um desses combatentes que mais não fazem do que torturarem-se, elegendo-se a si próprios como o primeiro e principal obstáculo, senão inimigo ou, pelo menos, adversário, numa espécie de invencibilidade da vida.
Agora vejo melhor que tudo se conjura para fazer de cada pessoa, senão o seu maior carrasco, o seu implacável juiz e cruel cobrador.
Isto é muito próprio de um certo cristianismo, ao erguer a culpa a tal ponto alto que a pessoa é culpada do mal que os outros fazem, fizeram ou virão a fazer e está impregnado na ideia de que a vida só tem solução na morte e, mesmo assim, apenas para os justos, ou os que se penitenciarem bastante.
O meu pai pronunciava a palavra
amor como se fosse embaraçosa.
Certamente, não a considerava palavra maldita, mas nasceu e cresceu nas maiores guerras mundiais e chegou a ser perseguido por causa dos seus discursos acusadores e subversivos.
Certamente, não a considerava palavra maldita, mas nasceu e cresceu nas maiores guerras mundiais e chegou a ser perseguido por causa dos seus discursos acusadores e subversivos.
Das palavras que ele abominava na boca de
certas pessoas, amor era uma delas, Deus, outra.
Amor para eles e ódio para os outros? Não pode ser.
Deus para eles e o diabo para os outros? Deus não é isso.
Paraíso para eles e inferno para os outros? Que o paraíso de uns não seja o inferno dos outros.
O tempo e a corrida contra o tempo são fenómenos muito intrigantes e estranhos.
Amor para eles e ódio para os outros? Não pode ser.
Deus para eles e o diabo para os outros? Deus não é isso.
Paraíso para eles e inferno para os outros? Que o paraíso de uns não seja o inferno dos outros.
O tempo e a corrida contra o tempo são fenómenos muito intrigantes e estranhos.
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Estado ao serviço de interesses privados é que não
Vou tocar simplesmente num ponto: a recuperação da função do Estado. Este é
um nó górdio. Não se trata de recuperar propriamente, mas de atribuir, sim,
atribuir ao Estado poderes que não tem e nunca teve. Só que o próprio conceito
de Estado, na atualidade, está desfasado e o Estado, na acepção clássica, já
deixou de existir.
De qualquer modo, os políticos, na sua proeminente parolice de arrivistas,
quais clérigos de antanho... adoram o Estado, que é um Estado desses políticos
oportunistas, rurais, labregos...É o que temos tido. E à sua sombra, medram os
que se dizem inimigos do Estado, privados muito interventivos e críticos do seu
peso. Sem o Estado não sobreviveriam.
E o Estado continua, como antigamente, na sua função espoliadora e
agressora, sem respeito pelos contribuintes. Ninguém quer um Estado destes, a
não ser os tais beneficiários, mormente os políticos, que todos conhecemos.
Isto até parece um discurso de extrema direita e fico preocupado, sinto-me mal
ao verificar que as críticas que se fazem ao Estado incidem sobre os partidos
políticos que têm governado tão mal...Os partidos que capturaram o Estado são
responsáveis por isso e devem ser responsabilizados.
Há um fracasso, que se manifesta mas não se assume, dos modelos políticos
em vigor. Há muito que se deveria ter resolvido o problema daquilo que pode e
deve ficar no âmbito do privado do que tem que ser regido e conduzido
coletivamente. Os líderes políticos continuam a portar-se como caixas de
ressonância de uma visão dos almanaques de há cem anos.
Ninguém com vergonha fala, hoje, em público, do alto dos seus milhões, para
dar lições à humanidade. O mercado tem uma lógica que pode ser boa ou má. O
Estado não tem sido capaz, em geral, de escolher o que deve ser mercado ou não
e isso está a ser fatal, sobretudo porque, hoje, não faz muito sentido falar de
Estado como boa solução ou a melhor e mais racional forma de gestão dos problemas humanos planetários e, quando falamos de Estados, subsistem ou agravam-se os problemas.
A iniciativa privada e o capitalismo são perfeitamente autofágicas,
amorais/imorais, ou seja, todo e qualquer problema que surja, é, mercantilmente,
positivo. A guerra, a destruição de uma floresta, a doença, a morte...Não
consegue ver nada de negativo, porque o negativo já não existe...
Se o Estado, no (des)concerto dos Estados, puder ter alguma função útil, e
volto a sentir incómodo ao dizê-lo, como se estivesse a concordar com os que
defendem o fim do Estado, deverá ser na identificação e preservação daquilo que
pode ser alienado à iniciativa privada sem prejuízo dos interesses coletivos.
Um Estado ao serviço de interesses privados é que não. Temos pago muito caro e
estamos fartos disso.
quarta-feira, 4 de julho de 2018
Os problemas não existiriam se não fossem criados
Não podemos ignorar que a escola, as escolas, com seus critérios e com a sua falta de critérios, apanham na rede todas as crianças, das mais entusiásticas e iludidas (crentes) às mais tristes e maltratadas.
Gostar da escola é um problema tão grave, ou ainda mais, do que não gostar. Ou, por outra, não gostar da escola não seria um problema se não fosse um problema gostar da escola.
Os problemas não existiriam se não fossem criados.
Pode não haver, em última análise, criacionismo culpabilizante, mas há uma angústia, até na alegria dos resultados.
A sensação de que se vive para as convenções e de que não há alternativas ao faz de conta que conta, pode ser intransponível para muitas crianças e jovens (os adultos já se acostumaram), enquanto para outros será muito natural e, a breve trecho, espectacular.
Este contexto está longe de ser selvagem, mas as oportunidades e os proveitos não.
Quem está interessado na verdade?
E na verdade desportiva?
Só de pensar no que seria necessário para encarar a realidade, faz preferir continuar na ilusão.
quarta-feira, 27 de junho de 2018
À revelia de nós
As ideias e os ideais não brotam do nada, derivam de percepções da realidade. Não são uma fotografia do que se vê ou outro registo sensorial, intelectual, etc., em forma de cópia. São uma elaboração complexa das percepções processadas na pessoa mas não necessariamente pela pessoa.
Quer dizer, é um processo em que a vontade do sujeito normalmente não intervém e, quando intervém, é já numa fase de elaboração avançada.
Que representação podemos fazer, por exemplo, de uma coisa que nunca vimos?
Ou, que representação podemos fazer por exemplo de um cheiro?
De uma voz, ou de um som, ou de um paladar, ou de uma dor de dentes?
Que ideia poderia o homem fazer de Deus, antes de Jesus Cristo?
E Que ideia pode o homem fazer de Deus, depois de Jesus Cristo?
Num determinado momento a nossa consciência abarca menos, incomensuravelmente menos, do que aquilo de que temos alguma forma de memória.
O campo da nossa consciência é de uma estreiteza atroz e a liberdade de acesso aos arquivos é implacavelmente condicionada a determinadas formas de memória (da tal a que me refiro no texto acima).
Mas parece plausível admitir que existem memórias de outra ordem, biológicas, genéticas, instintivas, etc., que escapam ao nosso controle. E saberes implícitos, imensos.
A nossa personalidade é constituída pela extrema complexidade dessa espécie de existência à revelia de nós.
Da nossa conta e responsabilidade é uma parte pequena comparativamente à parte revel. Se esta for "boa", sorte a nossa. Se for má...Azar.
domingo, 27 de maio de 2018
Podemos estar descansados porque é impossível violar uma lei da natureza?
Pode-se ser acutilante no modo como se pretende surpreender as ideias feitas com outras ideias feitas.
Todo o cuidado é pouco, porém, quando se trata de palavras e de ideias, mormente de ideias feitas, por mais louvável que seja a intenção.
Uma coisa é um assumido ator teatral dizer “vou desfazer algumas ideias feitas com outras ideias feitas ainda melhor”, para a gente se rir e outra é um assumido cientista garantir que assim faz, na verdade.
Alguém diz que o natural é necessariamente bom?
Alguém diz que o natural não é necessariamente bom?
Afinal, o que é natural e o que não é? Um pântano?
E o que é bom? Para quem? Para quê? Para quando? Em que escala?
O que é necessariamente bom?
E se não é bom, que é que é melhor? …
Nada é necessariamente bom. Nada é necessariamente melhor. Não era necessário enfatizar o óbvio. Jogar com as palavras roubando-lhes o palco?
O problema implícito, se o há, não será de ordem filosófica e a insinuada solução filosófica, que não é, haveria de ser de ordem prática.
Podemos estar descansados porque é impossível violar uma lei da natureza?
Todo o cuidado é pouco, porém, quando se trata de palavras e de ideias, mormente de ideias feitas, por mais louvável que seja a intenção.
Uma coisa é um assumido ator teatral dizer “vou desfazer algumas ideias feitas com outras ideias feitas ainda melhor”, para a gente se rir e outra é um assumido cientista garantir que assim faz, na verdade.
Alguém diz que o natural é necessariamente bom?
Alguém diz que o natural não é necessariamente bom?
Afinal, o que é natural e o que não é? Um pântano?
E o que é bom? Para quem? Para quê? Para quando? Em que escala?
O que é necessariamente bom?
E se não é bom, que é que é melhor? …
Nada é necessariamente bom. Nada é necessariamente melhor. Não era necessário enfatizar o óbvio. Jogar com as palavras roubando-lhes o palco?
O problema implícito, se o há, não será de ordem filosófica e a insinuada solução filosófica, que não é, haveria de ser de ordem prática.
Podemos estar descansados porque é impossível violar uma lei da natureza?
segunda-feira, 30 de abril de 2018
Democracia e capitalismo
Do mesmo modo que há quem diga que a democracia é incompatível com o capitalismo, há quem diga que o capitalismo é inimigo das humanidades e das artes, ou, pelo menos, dos artistas, em geral.
Parece evidente que o critério do valor mercantil é, não apenas, um perigo, mas também, uma herança cultural que já deixou seu rastro de destruição e morte, como nunca visto antes.
Mas continua em vigor, até porque tem a virtualidade de ser, ao mesmo tempo, inseminador, reprodutor, colonizador, predador, abutre e sacerdote.
Até dos próprios erros e guerras e mortos tira dividendos.
Dir-se-ia que é um sistema económico-político perfeito, porque não tem perdas, ou, pelo menos, não as contabiliza, por não fazerem sentido no seu ideário.
E é um sistema com efeitos sociais trágicos, se não for matizado com umas condescendências "irracionais" que evitem os extremos da sua lógica cruel.
Parece evidente que o critério do valor mercantil é, não apenas, um perigo, mas também, uma herança cultural que já deixou seu rastro de destruição e morte, como nunca visto antes.
Mas continua em vigor, até porque tem a virtualidade de ser, ao mesmo tempo, inseminador, reprodutor, colonizador, predador, abutre e sacerdote.
Até dos próprios erros e guerras e mortos tira dividendos.
Dir-se-ia que é um sistema económico-político perfeito, porque não tem perdas, ou, pelo menos, não as contabiliza, por não fazerem sentido no seu ideário.
E é um sistema com efeitos sociais trágicos, se não for matizado com umas condescendências "irracionais" que evitem os extremos da sua lógica cruel.
quarta-feira, 25 de abril de 2018
25 de abril de 1974
As ditaduras travam, entravam, impedem as revoluções de que é feita a vida e a sociedade, revoluções silenciosas e persistentes, ou nem tanto, que cada um de nós faz ou pode fazer. As ditaduras são horríveis, são máquinas de autoridade, de pensamento único, que empoderam apenas aqueles que alinham e se conformam, normalmente por conveniência e interesse particular. Elas produzam os seus mitos e propagam-nos sem constrangimentos. Mas acabam por ser vítimas de si próprias, do seu próprio veneno, das suas próprias sombras e dos seus próprios algozes.
Em democracia, também ocorrem muitos desses problemas endémicos às estruturas de poder e à rigidez hierárquica das organizações, com os seus sistemas de controlo, de competição e de soberbias por benesses, favores, vantagens e acréscimos pecuniários/estatutários, mas não podemos deixar de valorizar sobretudo a liberdade de expressão e de reconhecer a importância de poder escrutinar os poderes, de os denunciar e de os fazer sentar nos bancos dos réus.
E que a revolução, as revoluções, prossigam o seu curso, porque a revolução pode ser cada um de nós, em vez de a esperarmos, em vez de as esperarmos, as revoluções, que estão a acontecer, mais rapidamente do que nos apercebemos.
Infelizmente, muitos dos que, oportunisticamente, apanharam o comboio do 25 de abril de 1974, viram na liberdade uma oportunidade de conquistarem o poder e tantos privilégios criminosos.
Os resultados estão à vista, mas não estariam à vista numa ditadura.
Em democracia, também ocorrem muitos desses problemas endémicos às estruturas de poder e à rigidez hierárquica das organizações, com os seus sistemas de controlo, de competição e de soberbias por benesses, favores, vantagens e acréscimos pecuniários/estatutários, mas não podemos deixar de valorizar sobretudo a liberdade de expressão e de reconhecer a importância de poder escrutinar os poderes, de os denunciar e de os fazer sentar nos bancos dos réus.
E que a revolução, as revoluções, prossigam o seu curso, porque a revolução pode ser cada um de nós, em vez de a esperarmos, em vez de as esperarmos, as revoluções, que estão a acontecer, mais rapidamente do que nos apercebemos.
Infelizmente, muitos dos que, oportunisticamente, apanharam o comboio do 25 de abril de 1974, viram na liberdade uma oportunidade de conquistarem o poder e tantos privilégios criminosos.
Os resultados estão à vista, mas não estariam à vista numa ditadura.
domingo, 22 de abril de 2018
A realidade fascinante dos números
Não é despiciendo observar que os primeiros professores de aritmética possam ter um papel importante na preparação das crianças para o gosto e a desenvoltura na matemática.
Presumo, dada a relevância do assunto, que já existam muitos estudos credíveis que expliquem o fenómeno da dificuldade generalizada da matemática para os estudantes.
Por mim, baseado apenas no que concluo da experiência, há uma razão para essa dificuldade. Para a maioria das crianças, o contacto e manuseamento dos números, medidas, pesos, tabelas, escalas, proporções... dá-se formalmente na escola, numa idade em que a criança estando bastante familiarizada com a língua falada e escrita, ainda não teve, ou teve muito fortuitamente, contacto, nem sequer de audiva, com a linguagem dos números.
Haverá casos, e isso seria interessante averiguar, de indivíduos que tiveram muito sucesso na matemática cuja infância foi alheada dos números, e vice-versa. Mas parece-me óbvio que, enquanto o contacto com a linguagem verbal se inicia ainda no ventre da mãe e continua logo após o nascimento, o contacto com a linguagem algébrica raramente acontece antes da escola. Se este primeiro contacto não for adequado, e sobretudo se não for o melhor, porque o(a) professor(a) não gosta de números, dificilmente a criança descobrirá essa realidade fascinante que é, afinal, uma realidade do quotidiano, do merceeiro, do calceteiro, do alfaiate e do banqueiro...
terça-feira, 10 de abril de 2018
Se Deus ouvisse as preces
Ter ou não ter esperança, no que a Deus respeitar, é irrelevante. Adorar a Deus, idem. O que tiver que ser será. Até agora, nada nem ninguém provou o contrário e é bom que assim seja, que nada dependa de rezas e de bênçãos. Como seria impossível viver se Deus ouvisse as preces e atendesse às oferendas?! No AT Caim matou Abel por acreditar nisto...
segunda-feira, 9 de abril de 2018
O poder dos que não têm poder
Inclino-me a pensar que os que não têm poder influenciam muito e de muitas maneiras a vida dos que têm poder.
O poder nada seria sem aqueles que não têm poder.
domingo, 1 de abril de 2018
Deuses deus religiões fé
Propunha, a quem se interesse pela questão de Deus, ou dos deuses,
que recuasse no tempo para tentar restabelecer o trato sucessivo deste
problema, que é uma herança religiosa e mitológica, mas que os gregos, fazendo
incidir a Razão sobre essa herança pré-filosófica, transformaram em filosofia
sobre o mundo, sua origem e suas forças…
Para
Aristóteles, que alguns consideram pai da Lógica Formal e do método científico,
«até o apaixonado pelo mito é, à sua maneira, um filósofo».
Tomemos,
por momentos, o Atomismo de Epicuro, a atitude mental com que o filósofo
abordou a matéria. Não obstante ser racionalista e materialista, não era ateu.
Para um
bom observador, mesmo do nosso tempo, a natureza é uma “luta”, uma “dinâmica”
de forças motrizes, aparentemente antagónicas, que culminam numa hierarquia
entre deuses e gigantes e os outros. «A sugestão de Anaxágoras de que a força
motriz podia ser uma Inteligência capaz de ordenar todas as coisas, foi
retomada por Platão e incorporada na sua religião».
Ora,
já em tempos mais recuados, os nossos antepassados revelavam um pendor
impressionante para se interrogarem e refletirem sobre questões que não
“podiam” depender da observação e da perceção sensorial.
Então,
como agora, com as devidas proporções, o empírico não era revelador, pelo
contrário, parecia ocultar. E o oculto aos sentidos tornava-se um desafio à
curiosidade e ao desejo de explicação.
Nesses
tempos, o empírico era menosprezado nas respostas que podia dar às grandes
questões desses tempos. O próprio Epicuro, com o Atomismo, e paradoxalmente,
porque afirmava fundamentar-se no testemunho dos sentidos infalíveis, não
passava de um dogmático. “A teoria atomista não é uma hipótese que possa ser
verificada pela sensação, nem se põe a questão de ela ser rejeitada como
falsa”.
Nesses
tempos, a preocupação, em termos de conhecimento, focava-se na
“inteligibilidade”, “na intuição imediata de uma proposição evidente em si
mesma”, na “evolução” das coisas, desde um “princípio” até à ordem conhecida,
de verdades e de objetos do domínio do totalmente impercetível, problemas
insolúveis que estão para além do alcance da observação, a origem do mundo e o
“que se passa no céu e debaixo da terra”…
Somos
capazes de pensar e chegar a conclusões verdadeiras, em muito mais coisas do
que conseguimos experimentar, observar ou imaginar.
Ao
olharem para o mundo, ao observarem uma ordem, ao pensarem num processo, os
nossos antepassados pré-helénicos, seguiram uma via racional e inteligente,
diria mesmo, surpreendentemente condizente, ou, ainda assim, próxima das
modernas teorias cosmogónicas.
Os filósofos
gregos perceberam que nos mitos cosmogónicos havia problemas implícitos. De
pergunta em pergunta, chegaram a questões essenciais sobre o estado original
das coisas, a formação do universo, a composição da matéria, o aparecimento da
vida, a ocorrência das forças antagónicas, o movimento, a inteligência, a
faculdade da sensação, a maneira como é adquirido o conhecimento, a teoria das
ideias, “como podemos procurar uma coisa que não conhecemos e como havemos de
saber quando a encontramos?”, “pode a virtude ser ensinada?”…
De
certa forma, a mitologia era a linguagem possível de uma racionalidade sobre
“casos” passados que permaneciam desconhecidos. A perceção de que o oculto, o
desconhecido, o “inadvinhável”, o incontrolável poderoso, o misterioso
inatingível, o “indeterminado” de Anaximandro, vai ganhando vulto à medida que
as questões vão sendo colocadas, faz aumentar a margem de especulação e de
tentativas de explicação.
Se os
poetas criaram os deuses, também “tiveram de” criar a explicação da sua origem.
No poema de Parménides, “o Ser não pode surgir do Não-Ser, nem pode deixar de
ser”.
“A
natureza das coisas ou origem do mundo ordenado é uma substância única”, etc….
“Toda a
filosofia se baseia no postulado de que o mundo tem de ser uma ordem
inteligível e não apenas uma confusão de vistas e sons a inundarem-nos os
sentidos a cada momento”.
“A
filosofia é responsável por um dos alicerces de uma religião monoteística e
universal, na qual foi possível ao Logos de Heraclito e ao Espírito de
Anaxágoras fundirem-se com um Zeus espiritualizado”.
No
sistema de Epicuro, “uma das suas três partes tratava das coisas que eram
totalmente impercetíveis aos sentidos e acessíveis apenas ao pensamento: os
deuses e as realidades materiais últimas, os átomos e o vácuo”.
Volvidos tantos séculos, nem o cristianismo, nem o islamismo, nem a revolução
técnico-científica parecem ter acrescentado algo de consideravelmente
esclarecedor sobre os deuses, Deus, Logos, empirismo…
Surpreendentemente,
se alguma religião deu um contributo para resolver o problema da origem do
mundo, foram as mitologias pagãs.
A
filosofia dos gregos encontrou nelas o problema e as hipóteses para a
investigação.
Os deuses
ou o deus necessário não parecem ter correspondência com o Deus
hebraico-cristão, nem quanto aos atributos, nem quanto à função. A invenção de
deuses ou de Deus, não tendo sido arbitrária, porque respondeu a uma série de
processos silogísticos, deixou de ser uma simples questão de conhecimento e foi
sendo, cada vez mais, ao longo dos tempos, uma questão de autoridade, domínio e
influência. É desta apropriação dos poderes de Deus, ou dos deuses, pelos
profetas, sacerdotes, reis, alguns dos quais se entronizaram como divinos, e
pelos fiéis, que a humanidade tem estado dependente e, consentidamente, refém.
Os
poderes transformaram a questão de Deus, ou dos deuses, numa questão de fé no
divino.
Se bem
que nenhum escrito tenha sido atribuído a Jesus Cristo, o que o absolve das
graves acusações que referi, tenho a convicção de que nada sabemos sobre Deus,
ou deuses, a não ser o que filosoficamente nos permitem as deduções.
Neste
caso, aceitar um deus ou deuses, segundo os mesmos princípios de conhecimento e
a mesma lógica, implica concluir que não fala, não se faz entender, não
intervém, não dá qualquer sinal da sua existência, nem das suas características
ou atributos… Se o meu testemunho não for tido em menos conta do que o
testemunho dos profetas ou dos videntes, ou dos poetas inspirados pelas musas.
(As frases colocadas entre "comas", foram copiadas do livro Principium Sapientiae, as origens do pensamento filosófico grego, de F. M. Cornford)
(As frases colocadas entre "comas", foram copiadas do livro Principium Sapientiae, as origens do pensamento filosófico grego, de F. M. Cornford)
sábado, 3 de março de 2018
O poder da literatura
A literatura (da poesia ao ensaio, passando pelo romance e pela profecia, adivinhação, ladainha, canção, fado, escárnio, maldizer, drama de faca e alguidar, relatos, de viagens, de todo o tipo de crónicas e de policiais, até às orações e sermões e elogios...) permite uma expressão verbal, praticamente sem limites, de todo o tipo de representação ou signo, sem condicionamentos de lógica, sentido, significado, noção, conceito, moral, licitude, virtude, respeito, dever, etc.
À literatura nada é vedado, nem a invenção, nem a mentira, nem a verdade, sobretudo aquela verdade em que tanto se vive, que é uma verdade feita de falsidades, hipocrisias e mentiras. Na minha biblioteca de filosofia e de ciência e mesmo de uma grande parte da literatura (bem comportada) é tudo tão convencional, tão conceitual, tão voltado para o objeto que pouca diferença faz ler um livro escrito há mil anos ou um acabado de sair.
Dá a impressão de que a vida e a história, as traições, as trapaças, o assédio, o incesto, as vigarices, os roubos, as violações, as escravaturas, as guerras ocultas, os ódios inconfessáveis, os fantasmas invencíveis que atormentam até os mais esclarecidos filósofos e cientistas, as verdadeiras dores e misérias humanas, da guerra e da discriminação que tantas pessoas sofrem...dá a impressão de que nada disso acontece. Tudo é transformado em conceito abstrato, ou seja, em nada mais do que ideia.
Dá a impressão de que a vida e a história, as traições, as trapaças, o assédio, o incesto, as vigarices, os roubos, as violações, as escravaturas, as guerras ocultas, os ódios inconfessáveis, os fantasmas invencíveis que atormentam até os mais esclarecidos filósofos e cientistas, as verdadeiras dores e misérias humanas, da guerra e da discriminação que tantas pessoas sofrem...dá a impressão de que nada disso acontece. Tudo é transformado em conceito abstrato, ou seja, em nada mais do que ideia.
A literatura pode, e muitas vezes tem-no conseguido, "falar" da vida como ela é, sem estar subjugada sequer a qualquer dever de "falar" e, menos ainda, de "falar" como deve ser.
Tudo é susceptível de ser utilizado, tocado, tratado ou maltratado, incorporado, atacado, "destruído", pela literatura, que pode ser usada como arma impiedosamente letal de religiões e de costumes e, quantas vezes, de pessoas já mortas, ressuscitando-as em memórias para as poder matar as vezes que for preciso... ou amar sem limites.
Na minha biblioteca de filosofia e de ciências e de literatura, só alguns livros de literatura me falam da verdadeira vida e do pensamento e das ideias e dos fantasmas, dos medos e das tormentas e das injustiças irremediáveis, da dor que impede os humanos de serem felizes e da grandeza, da magnanimidade daqueles que, apesar de tudo, garantem, com o seu trabalho e a sua virtude e o seu talento, a vitória da vida sobre a morte e do bem sobre o mal.
Ela denuncia as podridões e os heroísmos dos justos, ela nos mostra o verdadeiro rosto por trás das máscaras, despertando-nos de ingenuidades perigosas e inocências fatais, chamando as coisas pelos nomes...porque as palavras são, quase sempre, a única arma de que dispomos no conflito interminável com os demónios e os deuses e também é com palavras que podemos construir as nossas asas e as nossas praças fortes, os nossos tribunais e os nossos paraísos de procura e encontro de sentido para os problemas...
Ela denuncia as podridões e os heroísmos dos justos, ela nos mostra o verdadeiro rosto por trás das máscaras, despertando-nos de ingenuidades perigosas e inocências fatais, chamando as coisas pelos nomes...porque as palavras são, quase sempre, a única arma de que dispomos no conflito interminável com os demónios e os deuses e também é com palavras que podemos construir as nossas asas e as nossas praças fortes, os nossos tribunais e os nossos paraísos de procura e encontro de sentido para os problemas...
A literatura mostra, patenteia, ostenta, incorpora pelas palavras tudo o que quiser e puder a imaginação do escritor. Muitas vezes até faz um aproveitamento desmesurado da importância de certos assuntos, acontecimentos, realizações, artes, monumentalidades, indo buscar brilho ao próprio objeto.
Muitos livros de notáveis escritores são constituídos em 90% de "materiais" artísticos, ou potencialmente estéticos, alheios, seja o convento de Mafra, sejam as personagens bíblicas...
Muitos livros de notáveis escritores são constituídos em 90% de "materiais" artísticos, ou potencialmente estéticos, alheios, seja o convento de Mafra, sejam as personagens bíblicas...
Um homem com a sua ciência e a sua filosofia pode não precisar de uma religião, mas precisa de literatura para sair do deserto.
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
Perigos da ciência?
Há quem alerte para os perigos da ciência, mormente para o perigo da criação de monstros cujo poder escapa ao controlo da própria ciência. Dito assim, até parece que a ciência é uma instância diabólica que o
homem deve controlar com a religião e a moral. Quero acreditar que isso nem
passa pela cabeça de um cientista.
A ciência nunca fez nada, nem de bom nem
de mau. E nunca fará.
E, já agora, nem a filosofia, nem as artes, nem as
religiões, nem as literaturas.
O problema abordado, que é o do bem e do mal,
não é problema das pedras, nem dos átomos, nem do número de voltas que ainda
falta para a Terra completar o seu ciclo de existência, ou da quantidade de
veneno necessário para matar o tempo...
É problema do homem.
Pedem-me que acredite que a ciência já se colocou no "lugar" do
homem, secundarizando-o, ou que, pior ainda, num "lugar" em que o
homem nunca esteve, nem poderá controlar?
Em que é que ficamos? Afinal a
ciência é o quê? É o conhecimento, fruto do conhecimento da natureza, dócil e
domesticada como nenhum outro ramo do conhecimento, ou uma criatura com vontade
própria, sem sentimentos e sem alma, cujo dinamismo não faz distinções nem
obedece a critérios, ou ao que quer que seja?
domingo, 11 de fevereiro de 2018
Presunção de inocência
A
presunção de inocência ou a presunção de culpa, juridicamente e na prática,
serão irrelevantes, porque não alteram o estatuto do arguido, nem alteram a
realidade dos factos, nem interferem no julgamento. Aliás, como é sabido,
"presunção e água benta, cada um toma a que quer". O que
justificaria, talvez, não estar a ocupar espaço na letra da lei, que já é tão extensa.
O problema com interesse, com grande afinidade deste, é o do ónus da prova.
Neste ponto, em vez de presumir inocência ou culpa, importa provar. Aliás, uma
condenação judicial é uma presunção de culpa ou de imputabilidade, etc.. e uma
absolvição nem sequer é uma presunção de inocência, e não é um juízo de
inocência.
Com o tempo, perante novos elementos de prova, essas presunções
podem ser revertidas. Ainda assim, relativamente ao ónus de prova, na minha
opinião, no caso de certas entidades políticas e financeiras, pelos cargos que
ocupam, pelo que representam, pela posição privilegiada em que sempre estão
para apresentarem e fazerem prova, haveria toda a vantagem para a justiça que o
ónus da prova recaísse sobre eles e não ao contrário, como sucede.
Indiciados
que fossem da prática de certo tipo de crimes, caber-lhes-ia o ónus de provar o
contrário. Atualmente, não têm qualquer ónus. Não precisam de provar nada para
serem absolvidos, basta que se frustrem as acusações.
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
Não há esperança sem Deus
Acho incrível que ateus encontrem interesse em questões que são não questões, como esta. Com ou sem Deus, exista ou não, a esperança não depende do problema da existência de Deus, podendo embora depender da crença em Deus, qualquer que seja, bíblico ou não. Mesmo assim, para o pecador, daqueles pecados de morte, a esperança não está em Deus, mas pode estar numa estratégia psicológica, por mais absurda que seja. Ter esperança não significa ter a solução de um problema.E, porque assim é, com ou sem Deus, o importante é ter esperança, mas a esperança, é o quê? O salvo conduto para o paraíso das maldivas? Ou o que nos livra do inferno? A esperança em Deus é a "certeza" de que a promessa de Deus, tal como os livros sagrados e a igreja asseveram, se vai cumprir. O reino de Deus é feito de promessas, mas de promessas garantidas. Não garantidas ao ponto de as termos por certas, apenas de as termos dependentes do cumprimento de um conjunto de obrigações.Tudo isto não tem nada a ver com Deus existir ou não, mas se retirarmos esta dinâmica do contexto religioso de Deus e das igrejas, a esperança fica reduzida a um conjunto de incertezas muito mais desconfortável e, para existir, fica dependente de um conjunto de variáveis que, em última análise, não se verificam. O mesmo é dizer que não há esperança sem Deus.
sábado, 25 de novembro de 2017
Inteligência artificial
A inteligência artificial vai-se impondo por toda a parte e em todas as
áreas, para realização de interesses e objetivos, muitos dos quais derivam
dessa mesma IA. Não se fica perante a IA na mesma atitude com que se pensa numa
árvore, ou num gato. Em ambas as situações pode haver o fascínio e o sentimento
do espantoso maravilhoso. Até agora, que eu saiba, a IA ainda não tomou nenhuma
iniciativa de nos morder, ou de nos roubar a carteira, mas com os gatos e os
macacos, por exemplo, já estamos habituados a ter precauções, porque eles são
capazes de muita iniciativa que pode prejudicar-nos. Até agora, que eu saiba, a
IA mantém-se na obediência a critérios de decisão e de ação humanos, gerados
por humanos e da responsabilidade destes. Todo o malefício ou benefício da IA
decorre de uma cadeia de dependência direta, que nos permite pensar nas coisas
em moldes muito semelhantes aos que já estamos habituados, ou seja, a IA é um
instrumento nas mãos das pessoas.
Até aqui, as ameaças da IA são as ameaças próprias de tudo aquilo que tem potencial destruidor ou danoso e que as pessoas podem usar. Até o uso bem intencionado, muitas vezes, resulta em desastres, tanto maiores quanto maior for o potencial demolidor.
Em variados aspetos, lidar com inteligências dotadas de autonomia faz parte do nosso percurso natural e humano, desde sempre. Diria que os problemas resultam disso mesmo.
A nossa relação com a inteligência dos seres vivos, em geral, e dos humanos, em particular, pauta-se pela complexidade e pela dificuldade em sermos bem sucedidos no nosso egoísmo ou egocentrismo ou cegueira...
Mas a IA já se tornou, há muito, mais do que uma extensão da inteligência humana e as próprias realizações/desempenhos técnicos há muito que ultrapassam inúmeras capacidades humanas e de tantos seres vivos. No voo e na velocidade, para falar na capacidade de locomoção, já se faz há muito o que, por ex., as aves e os camelos não podem fazer. A IA já é, em inúmeros aspetos ou domínios, um recurso que nenhum humano poderia, por si mesmo, substituir. E, olhando, ainda que de uma perspetiva de controlo, para as capacidades dos computadores, já ninguém garante que possamos realmente controlar que eles fazem o que realmente era suposto que fizessem e apenas isso.
Por exemplo, eles podem fazer fraudes tão bem ou melhor do que uma rigorosa contabilidade do sistema bancário. E todo o sistema de controlo terá de ser necessariamente computorizado, por ser humanamente impossível fazê-lo.
O que me preocupa e assusta é esta capacidade para a fraude e para a indução dos humanos em erro.
No entanto, se as pessoas não podem controlar a IA, mas esta tiver capacidades para o fazer, o problema é menos assustador.
E talvez a IA inspire ainda mais otimismo se vier a ser Inteligência, num sentido Universal, que é o que nos tem faltado, essa Inteligência que não permitirá sequer o erro como caminho para a aprendizagem.
Com a IA talvez esqueçamos de dizer que errar é humano e que o próprio fenómeno da evolução deixe de ser natural.
Até aqui, as ameaças da IA são as ameaças próprias de tudo aquilo que tem potencial destruidor ou danoso e que as pessoas podem usar. Até o uso bem intencionado, muitas vezes, resulta em desastres, tanto maiores quanto maior for o potencial demolidor.
Em variados aspetos, lidar com inteligências dotadas de autonomia faz parte do nosso percurso natural e humano, desde sempre. Diria que os problemas resultam disso mesmo.
A nossa relação com a inteligência dos seres vivos, em geral, e dos humanos, em particular, pauta-se pela complexidade e pela dificuldade em sermos bem sucedidos no nosso egoísmo ou egocentrismo ou cegueira...
Mas a IA já se tornou, há muito, mais do que uma extensão da inteligência humana e as próprias realizações/desempenhos técnicos há muito que ultrapassam inúmeras capacidades humanas e de tantos seres vivos. No voo e na velocidade, para falar na capacidade de locomoção, já se faz há muito o que, por ex., as aves e os camelos não podem fazer. A IA já é, em inúmeros aspetos ou domínios, um recurso que nenhum humano poderia, por si mesmo, substituir. E, olhando, ainda que de uma perspetiva de controlo, para as capacidades dos computadores, já ninguém garante que possamos realmente controlar que eles fazem o que realmente era suposto que fizessem e apenas isso.
Por exemplo, eles podem fazer fraudes tão bem ou melhor do que uma rigorosa contabilidade do sistema bancário. E todo o sistema de controlo terá de ser necessariamente computorizado, por ser humanamente impossível fazê-lo.
O que me preocupa e assusta é esta capacidade para a fraude e para a indução dos humanos em erro.
No entanto, se as pessoas não podem controlar a IA, mas esta tiver capacidades para o fazer, o problema é menos assustador.
E talvez a IA inspire ainda mais otimismo se vier a ser Inteligência, num sentido Universal, que é o que nos tem faltado, essa Inteligência que não permitirá sequer o erro como caminho para a aprendizagem.
Com a IA talvez esqueçamos de dizer que errar é humano e que o próprio fenómeno da evolução deixe de ser natural.
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
O real não é o nosso elemento
O problema humano de sempre, que põe o cérebro em água e que, talvez por
isso, interesse distrair, é o virtual versus real, que hoje
designamos mais como realidade virtual versus realidade.
O nosso ambiente cerebral é virtual e o nosso contacto com a realidade é algo
de "catastrófico", como se fossemos toupeiras que veem
representações, mais ou menos arbitrárias, acreditando, mais ou menos, que não
são representações e, sobretudo, que não são arbitrárias.
Já nos despedimos desse desconhecido, o dito real, a quem apertamos a mão
e, cada vez mais longe do ponto de partida, acenamos para um horizonte
indistinto, de ilusões, esperanças, sabemos lá?! O real não é o nosso
elemento.
Paradoxalmente e curiosamente, a ciência vem desenvolvendo o que poderia
ser a descoberta/recuperação do real ou o real como nossa condição
desconhecida.
É pela mão dessa ciência que o real se torna, então, mais virtual do que alguma vez pareceu, ao ponto de a ciência se colocar a olhar para si mesma com estranheza e desconforto.
Pode-se obrigar alguém a ser ignorante, mas não se pode obrigar alguém a ser alfabetizado e menos ainda conhecedor das letras, ideias e ciências, técnicas, artes e ofícios, desportos e indústrias, culturas e geografias, leis e filosofia dessas áreas todas, literatura de ler e literatura de escrever, etc...E menos ainda, de tudo isso junto e de gestão dos sistemas financeiros internacionais em proveito próprio, com resultados à vista.
É pela mão dessa ciência que o real se torna, então, mais virtual do que alguma vez pareceu, ao ponto de a ciência se colocar a olhar para si mesma com estranheza e desconforto.
Pode-se obrigar alguém a ser ignorante, mas não se pode obrigar alguém a ser alfabetizado e menos ainda conhecedor das letras, ideias e ciências, técnicas, artes e ofícios, desportos e indústrias, culturas e geografias, leis e filosofia dessas áreas todas, literatura de ler e literatura de escrever, etc...E menos ainda, de tudo isso junto e de gestão dos sistemas financeiros internacionais em proveito próprio, com resultados à vista.
Pode-se obrigar a não ser assim ou assado, mas o contrário não.
Nem é razoável esperar que o saber ou o aprender sejam por si sós, intrinsecamente, aptos a merecer ou a despertar o desejo de dedicação e de empenho de alguém.
Diria que as sociedades, de que os sistemas de ensino são uma expressão não despicienda, estão organizadas segundo esquemas e dinâmicas motivacionais extremamente viciados, demolidores e insustentáveis a muito breve prazo.
Numa palavra, o futuro nunca foge e parece estar cada vez mais próximo, mas
nada já se anseia por nada ter um sinal tranquilizador.Nem é razoável esperar que o saber ou o aprender sejam por si sós, intrinsecamente, aptos a merecer ou a despertar o desejo de dedicação e de empenho de alguém.
Diria que as sociedades, de que os sistemas de ensino são uma expressão não despicienda, estão organizadas segundo esquemas e dinâmicas motivacionais extremamente viciados, demolidores e insustentáveis a muito breve prazo.
sexta-feira, 3 de novembro de 2017
Ou o homem ou o planeta
É do senso comum que, quando o
financiamento existe, tudo é possível. As duas últimas grandes guerras foram
assumidamente projetos dependentes de dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Nessa
altura, no mundo cristão, havia quem dissesse "acima de cristo,
isto".
É natural que, onde está o ouro, o
privilégio, o poder, a liberdade, o prazer, a vaidade, a (vã) glória de reinar,
estejam os cardumes ofuscados e os tubarões não menos ofuscados e, um pouco
mais longe, os que, simplesmente, detestam toda essa miséria.
Não censuro uns nem outros, mas observo
como se torna difícil, triste, cruel e revoltante ter de morrer na esperança de
sobreviver.
No fundo, já não acreditamos que o
financiamento seja instrumental da construção de um mundo melhor. Muita gente
pensa que não há melhor mundo do que o que temos vindo a destruir. E não
aceitamos a dificuldade, a tristeza, a revolta e a morte como um preço que nem
sequer podemos negociar. É tudo, mais ou menos, da ordem do facto consumado.
Fazer primeiro e pensar depois. Falar e, na melhor das hipóteses, pensar
depois. Construir à vontade, porque demolir é facílimo. Os seres vivos não
param quietos, nem enquanto dormem.
É mais fácil fazer do que pensar e do que
falar das coisas e do que escrever sobre as coisas (exceto quando se tem um
manual, ou outro reportório, para reproduzir).
É fundamental que se incentive e financie
o pensamento e o discurso sobre o ser e o fazer. Não a reprodução do discurso,
que é uma praga fatal para a inventividade e a crítica e a ciência.
Vivemos um tempo de reprodução mecânica,
que é uma resposta a algum tipo de procura, mas a nossa atenção não pode deixar
de focar-se no que isso representa de estéril e de perigoso em termos de
sustentabilidade.
Neste ponto, as humanidades vêm abrindo
mão de um certo antropocentrismo, que pode ser muito salutar.
Espero que a questão "ou o homem ou
o planeta" nunca venha a colocar-se, porque não faria sentido nenhum.
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
O que está errado?
Se não quisermos trabalhar no estabelecimento do que
está errado no rumo que a humanidade tem tomado, que pode ser um trabalho
enfadonho e chato e impopular (e inútil), podemos sempre pensar que nada está
errado e continuar.
Afinal, do ponto de vista da natureza das coisas,
certo e errado não existe.
É assim que tem funcionado o nosso mundo, sem que as
religiões, a ética ou as leis desequilibrassem a balança para um dos lados.
O comportamento dos humanos, enquanto indivíduos, mas
sobretudo enquanto grupos e organizações, tem sido de uma irresponsabilidade
brutal e demolidora, isto na perspetiva de que a irresponsabilidade de uns é
apresentada e aproveitada para justificar uma irresponsabilidade ainda maior de
outros e que, todos, só fizeram o que tinham a fazer.
Não sei se a cultura nos salvará de alguma coisa, mas
sei que ela é um motor poderosíssimo que se pensa a si mesmo como tal, mas não
ao ponto de saber o que quer, de o querer saber, de o fazer crer e de o fazer.
Só por isso, é assustador pensar que, fora da cultura,
não existe esperança, não temos nada.
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