Hilário: o homem (todos os homens) é o único valor ao
qual todos os outros estão subordinados
Amiga: nenhum homem se pode arrogar o domínio sobre o
homem, ou sobre a natureza, ou sobre a cultura
Hilário: se isso acontecer, como tantas vezes
acontece, os outros adquirem o direito de o impedir e de o responsabilizar
Amiga: e se não o conseguirem, porque não têm força,
ou por outras razões, por exemplo, porque até lhes dá pretexto para poderem
fazer o mesmo, ou porque já o fazem?
Hilário: isso é o que tem sido a (des)ordem mundial
Amiga: e é esse o principal argumento que tem sido
usado para o direito da força
Hilário: isso é poder fazer o que os outros fazem
Amiga: assim tem sido a política e a prática dos
Estados
Hilário: mas toda a gente sabe que o Direito não é
isso
Amiga: Direito é o que deve ser feito de acordo com os
melhores critérios
Hilário: o melhor critério tem o homem (todos os
homens) como dador de sentido do critério
Amiga: mas há valores que o homem (todos os homens)
deve respeitar e nunca sacrificar
Hilário: a natureza, o que lhe é exterior, o que não
foi criado, ou produzido, por ele
Amiga: ainda há muito a fazer para impedir que a
herança (o património) natural e cultural da humanidade, continue abusivamente
nas mãos de alguns, com exclusão de todos os outros
Hilário: e a ser usado para explorar, oprimir e
sacrificar os outros
Amiga: na história da humanidade isso tem sido a
norma, mas não é senão a legitimação da guerra.
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