terça-feira, 22 de junho de 2021

Aproximações à verdade X

Hilário: neste momento, os meus problemas são apenas filosóficos

Amiga: quais?

Hilário: o que quero dizer é que estou feliz por estar aqui e nem sei por que falei

Amiga: mas isso é um poema

Hilário: pois, um poema e mais nada

Amiga: um poema sem consequências

Hilário: já começo a sentir-me menos feliz             

Amiga: por causa do poema, ou por eu dizer que era um poema, ou por dizer que era sem consequências?

Hilário: por causa das consequências

Amiga: mas se é um poema sem consequências?

Hilário: tudo tem consequências

Amiga: mas nem sempre nos agradam

quarta-feira, 16 de junho de 2021

O que é, então, o erro?

Teremos imenso a aprender sobre o erro e uma teoria do erro, ou dos erros, ajudar-nos-ia a esclarecer se há erros colectivos e, havendo, em que diferem dos erros individuais. 

A humanidade erra? 

A ideia de que a humanidade possa errar parece inconsistente com a ideia de erro, pelo menos com a ideia de que a natureza não erra. 

Mas, se a natureza não erra e se o homem é natureza, o que é, então, o erro?

E o livre-arbítrio?

A ciência não é apenas uma maquinaria de previsão do futuro a partir do presente, mas também pode ser de adivinhação do passado, ou retrovisão. Ou seja, não apenas permite antever os efeitos a partir das causas, como determinar estas a partir dos efeitos.
Há, porém, um problema sério que não ganhamos nada em ignorar: tudo o que aconteceu não podia ter acontecido de outro modo. 

Quando buscamos causas é sempre do que acontece e nunca do que poderia, ou poderá, acontecer. Não há causas do que não acontece.
O determinismo, neste aspecto da questão, é irrefutável, ainda que não sejamos capazes de explicar todas as causas de um facto.
Aliás, aproveito para introduzir aqui a discussão sobre o livre-arbítrio, que é fascinante.
Se tudo o que acontece é determinado por causas e se não conhecemos nada que não tenha acontecido, onde é que vamos situar o livre-arbítrio?
Já li bastantes coisas à volta do assunto, umas mais confusas do que outras, mas ainda não vi ninguém a colocar a questão desta forma.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Aproximações à verdade IX

Hilário: Direito não é todos terem permissão de fazerem o que alguém faz

Amiga: Igualdade não é todos poderem fazer o que alguém faz

Hilário: e se esse alguém for o rei, ou o imperador, ou o sumo sacerdote?

Amiga: esse é que é o problema.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Aproximações à verdade VIII

Hilário: o homem (todos os homens) é o único valor ao qual todos os outros estão subordinados

Amiga: nenhum homem se pode arrogar o domínio sobre o homem, ou sobre a natureza, ou sobre a cultura

Hilário: se isso acontecer, como tantas vezes acontece, os outros adquirem o direito de o impedir e de o responsabilizar

Amiga: e se não o conseguirem, porque não têm força, ou por outras razões, por exemplo, porque até lhes dá pretexto para poderem fazer o mesmo, ou porque já o fazem?

Hilário: isso é o que tem sido a (des)ordem mundial

Amiga: e é esse o principal argumento que tem sido usado para o direito da força

Hilário: isso é poder fazer o que os outros fazem

Amiga: assim tem sido a política e a prática dos Estados

Hilário: mas toda a gente sabe que o Direito não é isso

Amiga: Direito é o que deve ser feito de acordo com os melhores critérios

Hilário: o melhor critério tem o homem (todos os homens) como dador de sentido do critério

Amiga: mas há valores que o homem (todos os homens) deve respeitar e nunca sacrificar

Hilário: a natureza, o que lhe é exterior, o que não foi criado, ou produzido, por ele

Amiga: ainda há muito a fazer para impedir que a herança (o património) natural e cultural da humanidade, continue abusivamente nas mãos de alguns, com exclusão de todos os outros

Hilário: e a ser usado para explorar, oprimir e sacrificar os outros

Amiga: na história da humanidade isso tem sido a norma, mas não é senão a legitimação da guerra.

sábado, 5 de junho de 2021

Aproximações à verdade VII

Hilário: não tomes para ti mais dignidade ou liberdade ou direitos do que aqueles que estás disposto a reconhecer aos outros

Amiga: onde é que viste isso?

Hilário: em lado nenhum

Amiga: mas isso é o quê? Um mandamento de quem?

Hilário: é uma advertência, ainda antes de ser uma norma

Amiga: o princípio da igualdade e da liberdade já são normas

Hilário: normas escritas são, e já é muito bom, mas há quem as despreze

Amiga: ou quem as ignore, por pura ignorância?

Hilário: a ignorância é uma coisa e a estupidez é outra e a malvadez, outra.

Amiga: só um estúpido é que não percebe isso

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Aproximações à verdade VI

Hilário: é importante teres um ponto de vista

Amiga: mas a importância de ter um ponto de vista não está no ponto de vista

Hilário: todos temos um

Amiga: e o de cada um não é de mais ninguém

Hilário: o importante é saberes qual é o teu ponto de vista

Amiga: mas isso supõe que consideres outros pontos de vista

Hilário: teus ou de outras pessoas

Amiga: para teres uma perspectiva menos egocêntrica e parcial